top of page

Acabei de receber uma intimação para comparecer à delegacia. O que devo fazer?

Foto do escritor: brunoricciadvbrunoricciadv


Inicialmente, é importante definir o que não se deve fazer ao receber uma intimação para comparecer à delegacia: Jamais vá sozinho (a)! Você não sabe se há um mandado de prisão expedido.

 

Geralmente, a notificação para comparecimento em delegacia não irá descrever em seu corpo qual o motivo da intimação.

 

Esse é o primeiro motivo pelo qual ninguém deve comparecer à delegacia antes de ter conhecimento sobre do que se trata e, mais importante, se há mandado de prisão expedido.

 

Portanto, a primeira coisa a se fazer ao receber uma notificação para comparecimento à delegacia é entrar em contato com um (a) advogado (a) especialista na área criminal.

 

Não é aconselhável contatar um profissional que não seja criminalista, pois as nuances da atuação em delegacia demandam um conhecimento técnico, cuidados e experiência específicos desta área.

 

Infelizmente é comum a situação em que advogados inexperientes conduzem seu cliente à delegacia, apenas para vê-lo ser preso.


 

  • Jamais confie na polícia!


 

Sim, eu sei que pode parecer estranha essa orientação.

 

Mas é importante ter em mente que a pessoa que está te convidando a comparecer à delegacia provavelmente está te investigando, e quem investiga não trabalha presumindo que o investigado é inocente. Todo o contrário!

 

Portanto, não acredite nas informações passadas pelo policial civil que te entregou a notificação.

 

Trocando em miúdos, é como se ele fosse o leão e você fosse o coelho. Seria sábio ao coelho confiar em um leão que o convida para o jantar?

 


 

  • Mantenha a calma e confie na orientação do seu advogado.

 


Contatar um (a) advogado (a) experiente e de confiança já é o primeiro passo para manter a calma. Isso lhe trará muita confiança!

 

Mas tome cuidado, infelizmente há péssimos profissionais que veem no desespero e aflição de alguém chamado a comparecer à delegacia uma oportunidade de lucrar de forma fácil.

 

Cuidado com os “estelionatários jurídicos”.

 

Procure saber a respeito do profissional que você está conversando, peça a ele (a) suas credenciais, seus perfis profissionais, enfim, cerque-se que informações para não contratar alguém que irá te deixar na mão.

 

A advocacia é uma profissão que demanda relação de extrema segurança e confiança entre cliente e profissional.

 

Bruno Ricci - OAB/SP 370.643

Contato: (11) 99416-0221









 
 
 

コメント


bottom of page